
Marhara Francine Thimoteo
Psicóloga Cognitivo Comportamental

Depressão
A depressão está relacionada a sentimentos de tristeza intensa que duram longos períodos e retiram a pessoa da vida normal. As pessoas deprimidas podem apresentar: tristeza, perda de interesse por coisas que antes você gostava, falta de energia, dificuldade de concentração, dificuldade de tomar decisões, insônia ou sono em excesso, problemas no estômago ou na digestão, sentimento de desesperança, problemas sexuais, como a falta de interesse, dores, mudança no apetite, levando ao ganho ou à perda de peso.
Ansiedade
Os transtornos de ansiedade são caracterizados por preocupações excessivas ou apreensivas, frente a situações que, de maneira geral, não deveriam gerar esse tipo de preocupação. Exitem alguns tipos de ansiedade, como:
Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG): É uma tendência em se preocupar continuamente com muitas coisas. Os pensamentos se voltam para a imaginação de todas as possíveis consequências negativas e de maneiras de impedi-las.
Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC): A pessoa tem pensamentos recorrentes ou imagens (obsessões) que considera estressante, por exemplo, pensar que está sendo contaminada, perdendo o controle, cometendo um erro ou se comportando de maneira inadequada. Há uma necessidade urgente de realizar certas ações (compulsões) que neutralizarão essas imagens: lavar-se, realizar rituais arbitrários, fazer verificações constantes, etc.
Transtorno de Ansiedade Social (TAS) ou Fobia social: É um medo de ser julgado pelos outros, especialmente nas situações sociais. Essas situações incluem apresentações, festas, encontros, comer em locais públicos, usar banheiros públicos ou simplesmente encontrar novas pessoas. Os sintomas incluem tensão extrema ou “paralisia”, preocupação obsessiva com interações sociais e uma tendência ao isolamento e à solidão.

Transtorno de Estresse Pós ‑Traumático (TEPT): Esse transtorno envolve o medo excessivo causado por exposição anterior a uma ameaça ou dano.
Fobia específica: É o medo de um estímulo ou situação específica: aviões, elevadores, água, certos animais, etc. Sua crença subjacente é a de que a coisa é de fato perigosa em si mesma (o avião pode cair, o cachorro pode morder).
Tratamentos e Serviços

Relacionamento
Terapia Personalizada
A terapia personalizada é para você que não passou por nenhum tipo de avaliação prévia, ou que tem como objetivo trabalhar o autoconhecimento, autoestima, desenvolvimento de habilidades, profissional, social, etc.

O aconselhamento de relacionamento (feito com apenas um dos parceiros) ou terapia de casal (com ambos participando) tem como foco resolver situações, conflitos e duvidas sobre o relacionamento amoroso.